credibilidade não é fácil assim

Diego Monteiro – ainda no rescaldo do debate na TV Estadão sobre a credibilidade dos blogs – faz uma proposta pontual: criar uma rede para a criação do “site mais relevante do Brasil”. A idéia é simples: “reunir pessoas inteligentes o suficiente pra escrever coisas interessantes, agindo em cooperação (em rede) e um suporte eficaz de infra-estrutura (retaguarda)”, condição única para conseguir o feito, segundo Monteiro.

Ora, a iniciativa é positiva. Aliás, tudo o que a blogosfera fizer para ampliar a confiabilidade de suas informações ajudará não apenas aos blogueiros, mas à internet em geral. A campanha do Estadão poderia realmente provocar esse tipo de reação: criativa, afirmativa, propositiva, concreta.

Mas embora seja interessante a proposta, penso que o problema da credibilidade não é tão solucionável assim. Se o fosse, experiências como o NoMínimo, por exemplo, deveriam estar aí e não estão. Havia muita gente inteligente e que escrevia bem ali reunida. Mas só isso não basta. Há que se combinar relevância, interesse, credibilidade a condições de sustentabilidade. Afinal, a gente é blogueiro mas tem que pagar contas e sobreviver.

Reunir um bom time é uma saída inicial para se alavancar público e aumentar a visibilidade de iniciativas individuais. É o que se pode ver por exemplo no +D1, coletivo de blogs catarinenses. Mas isso custa. Esforço, tempo, energia e alguns reais.

Mas visibilidade não é o mesmo que credibilidade. Ser visível pode dar a entender que é relevante, mas nem sempre uma coisa é igual a outra. O Programa do Ratinho tinha uma grande audiência na década de 90, mas sua credibilidade não acompanhava o sucesso no Ibope. Não se consegue a atenção do público à força. Não se arranca os olhos do telespectador assim. Credibilidade é construção, é pacto de confiança, é um encontro entre oferta e expectativas. Não nasce de um dia para outro.

2 comentários em “credibilidade não é fácil assim

  1. HUm…gostei do post
    Até agora só tinha lido elogios, mas você conseguiu ser crítico, mas sem detornar o projeto ou tirar-lhe a credibilidade…Ele me contemplou bastante…Também acho que a linha divisória entre falar de si e para si, e falar para as massas, ou para parte dela é tênue demais…esse ponte deve ser muito considerado…faço votos para o projetod ar certo e ajudar a construir a credibilidade que a blogosfera merece…

  2. Christofoletti, cara, imaginei a mesma coisa quando li o post por lá e todos os comentários que estavam sendo feitos sobre a iniciativa. Escrever sobre coisas interessantes não é sinônimo de credibilidade, certamente.

    Sem ver aqui que fizestes o link com o +D1, deixei um comentário lá sobre o coletivo de blogs. Não temos a mesma pretensão. Nossa idéia é, sim, dar visibilidade a blogosfera catarinense com estes blogueiros iniciais, mas depois ir agregando mais, como é o teu caso e muitos outros ótimos que temos por aqui. A credibilidade que o +D1 alcançar será fruto único, e exclusivo, do coletivo de blogueiros que reunimos.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.