sete links imperdíveis sobre jornalismo, blogs, redes sociais

  • Alex Primo posta um conjunto de textos em que compartilha sua longa pesquisa sobre os gêneros na blogosfera brasileira. Já estão disponíveis os três primeiros, com metodologia clara, farta apresentação de dados e apresentações esteticamente perfeitas. Como sempre. Por aqui, por favor.
  • Em dois vídeos muito pessoais, Fernando Firmino explica aspectos de base para se pensar o jornalismo móvel. Detalhe: ele é o mais proeminente pesquisador brasileiro sobre essa temática e acaba de ser premiado pela Intercom por sua tese doutoral em andamento. Veja aqui.
  • O Observatório da Imprensa traz entrevista com James Görgen, coordenador do projeto Os Donos da Mídia, e ele escancara o verbo. Leitura inflamável.
  • Se você, como eu, não pôde estar no Porto esses dias para participar do 1º Congresso Internacional de Ciberjornalismo, não se preocupe. Tem bastante material no Twitter e em blogs espalhados por aí. Destaco a visão particular de Alex Gamela.
  • O Observatório da Imprensa vem com outra entrevista que é nitroglicerina pura: com o procurador da República Celso Três, que assina a ação civil pública que questiona a compra do jornal A Notícia pelo Grupo RBS. Confira aqui.
  • Blogs podem ajudar no desempenho escolar, aponta pesquisa reportada pelo Jornal da Unicamp.
  • Ótimo material compilado pela Fundación Nuevo Periodismo Iberoamericano sobre discussões acerca da ética no jornalismo online. Os debates se deram no Seminário O Futuro do Jornalismo na Internet, promovido pela entidade fundada por Gabriel García Márquez. Imperdível.

2 comentários em “sete links imperdíveis sobre jornalismo, blogs, redes sociais

  1. Muito obrigado! Estou tratando de seguir os blogs brasileiros e seguir lhe no twitter esta me ajudando muito. Escrevo desde Malaga, España. Passei 8 meses ano pasado em Floripa e começei a te seguir para conhecer o problema das enchentes. Muito obrigado uma outra vez! Juan Antonio

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.